Gerenciamento de Tempo e Projetos
Provavelmente um dos maiores desafios do profissional criativo, principalmente o freelancer, é gerenciar tempo e seus projetos.
Sistemas de gerenciamento de tempo e projetos servem para otimizar o seu tempo de trabalho para que você possa fazer mais e melhor com o tempo que tem disponível. Não significa usar mais do seu tempo para trabalhar mais, e sim respeitar os prazos dos projetos e as suas necessidades além do trabalho. Por isso que gerenciamento é importante: nem só de trabalho a gente vive. 😉
Na mentoria abaixo eu falo a respeito de 3 técnicas de gerenciamento de tempo e de projetos que uso diariamente aqui para gerir os meus trabalhos. São elas:
Pomodoro, Kanban e Scrum.
Esses três métodos são fáceis de serem implementados no seu dia a dia. Você não precisa nem mesmo de aplicativo de celular para conseguir, muito embora exista várias opções disponíveis (o que na realidade eu não acho uma boa ideia, e no vídeo explico o porquê).
Basta mesmo um pouquinho de disciplina e paciência.
Pomodoro:
Consiste numa técnica de gestão de tempo onde você separa seu ciclo de trabalho ou estudos em 30 minutos. Dentro desses 30 minutos, 25 são dedicados exclusivamente ao seu projeto, e os outros 5 minutos são dedicados a qualquer atividade que você queira fazer: navegar, responder mensagem, beber água, etc.
Kanban:
Uma ferramenta de organização visual de projetos, onde suas tarefas ficam divididas em colunas: Fazer, Fazendo, Feito. O Objetivo é ter uma referência visual e imediata de como está o andamento de todos os seus projetos, além de criar um reforço psicológico ao ver um número cada vez maior de projetos na coluna dos concluídos.
Scrum:
Talvez o mais complexo dos 3, porque envolve uma série de práticas. No vídeo, eu comento sobre a necessidade de segmentar o seu projeto através de “blocos” de tarefas que são realizáveis isoladamente de modo que, ao somar todas elas, o projeto estará pronto. Há muitas formas de organizar isso, sendo o que considero mais relevante organizar as tarefas das mais fáceis para as mais difíceis. Isso ajuda no reforço psicológico de ver o projeto tomando forma.
Respostas